Projeto Tertúlia HQ aborda métodos e técnicas digitais para construir HQs

tertulia-hqA Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza no sábado (18), mais uma edição do projeto Tertúlia HQ, em João Pessoa. A atividade deste mês discutirá o tema “Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos”. O encontro acontece na Gibiteca Henfil no horário das 16h às 18h. A ação é aberta a todos que quiserem participar. A ideia surgiu a partir do encontro anterior, em novembro, quando quadrinistas se reuniram com a ideia de produzir um quadrinho autoral. A entrada é gratuita.

A primeira edição aconteceu em abril do ano passado, sendo promovida pelo Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da UFPB e a Gibiteca Henfil da Funesc. Na ocasião, o homenageado foi o cartunista Henrique Magalhães, ao lado de sua companheira, Maria – personagem de quadrinhos criada por ele que em 2015 completou 40 anos. Além do bate-papo sobre as relações afetivas com a personagem na voz das professoras da UFPB Nadja Carvalho (Mídias Digitais), Regina Behar (História) e Margarete Almeida (Jornalismo), foi realizada uma exposição comemorativa aos 40 anos da personagem.

Na segunda edição o projeto recebeu a presença do quadrinista e humorista Cristovam Tadeu, que conversou sobre a sua obra. Na terceira, estiveram presentes alguns dos ex-integrantes do Coletivo WC, grupo de quadrinistas paraibanos formado entre 2010 e 2013.

Na quarta edição, em fevereiro, o projeto reuniu quadrinistas com o objetivo de produzir um novo trabalho autoral. Durante o encontro se discutiu a criação de uma nova revista de histórias em quadrinhos e a partir dessa discussão chegou-se à conclusão de que, mais importante do que a criação da revista em si é o processo até chegar ao produto final. Dessa maneira, o grupo optou por conversar sobre as técnicas que podem ser utilizadas para construir uma história em quadrinhos, tendo sido escolhido para o próximo encontro o tema “Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos”.

O projeto tem como objetivo ocupar a Gibiteca Henfil durante os finais de semana, além de incentivar a produção independente de quadrinhos na Paraíba. A ideia é propiciar um ambiente de troca entre quadrinistas e entusiastas, bem como viabilizar a discussão sobre a produção de uma revista de HQ paraibana e oferecer um espaço de aprendizagem.

Serviço

Tertúlia HQ: Métodos e técnicas digitais para construir uma história em quadrinhos

18/02 – Sábado

Hora: 16h às 18h

Local: Gibiteca Henfil

Entrada gratuita

Sobre o Press Release.

vlog-da-mi-anuncio

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.

anuncio-banca-elshaday

Anúncios