Uma aula sobre Lima Barreto, biografia do autor é lançada no dia 22 de agosto em São Paulo

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpg

O Sesc 24 de maio e Companhia das Letras convidam para o lançamento do livro Lima Barreto: triste visionário, de Lilia Moritz Schwarcz. A historiadora, que se dedicou por mais de dez anos na produção da biografia de Lima Barreto, dará uma aula sobre a vida e obra do escritor com exibição de imagens inéditas. O evento acontecerá no dia 22 de agosto, a partir das 19h30, na nova unidade da rede Sesc em São Paulo. O evento é gratuito e os ingressos poderão ser retirados no mesmo dia a partir das 18h30 na unidade. Após a aula, haverá sessão de autógrafos.

Durante mais de dez anos, Lilia M. Schwarcz mergulhou na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, com seu afiado olhar de antropóloga e historiadora, para realizar um perfil biográfico que abrangesse o corpo, a alma e os livros do escritor de Todos os Santos. Esta, que é a mais completa biografia de Lima Barreto desde o trabalho pioneiro de Francisco de Assis Barbosa, lançado em 1952, resulta da apaixonada intimidade de Schwarcz com o criador de Policarpo Quaresma – e de um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida nos trabalhos sobre sua vida.

Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em Brasil: Uma biografia e As barbas do imperador com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária. Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira. Generosamente ilustrado com fotografias, manuscritos e outros documentos originais, Lima Barreto: Triste visionário presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento.

Serviço:
Uma aula sobre Lima com Lilia Moritz Schwarcz
22 de agosto, às 19h30
Local: Sesc 24 de maio – Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
Gratuito – Retirada de ingresso com 1h de antecedência no Foyer do Teatro.

————————————————————————————————————————–

 

anuncio-banca-elshaday

Para pautas, convites, envios e demais contatos: zinebrasil@gmail.com

Você já conferiu? No Canal Zine Brasil, Comentamos a Primeira edição da Revista Ágata – A Caçadora de Almas!

► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!  https://goo.gl/SFAFw0

vlog-da-mi-anuncio

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Vlog da Michelle Ramos clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.