“Laika” – HQ do primeiro animal enviado ao espaço chega ao Brasil

“Em plena Guerra Fria, a União Soviética tomou a dianteira na corrida espacial ao colocar em órbita, em 1957, um satélite artificial que transportava o primeiro ser vivo a ir para o espaço: a cadelinha Laika.

Nesta HQ roteirizada e ilustrada por Nick Abadzis, traduzida para 12 idiomas, a história dessa pequena heroína soviética é contada em detalhes, em uma mescla magistral de realidade e ficção.” essa é a sinopse do mais nova lançamento no Brasil.

Conhecida mundialmente por ter sido o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço, a cadelinha Laika é personagem de uma HQ (história em quadrinhos) premiada e que acabou de chegar ao Brasil, pelo selo Barricada.

A famosa cadelinha Laika, que foi mandada para o espaço em um satélite artificial no ano de 1957 pela União Soviética durante a Guerra Fria, teve sua história transformada em HQ por Nick Abadzis, que escreveu e desenhou os quadrinhos.

Com o título “Laika”, a história em quadrinhos recebeu ótimas críticas da imprensa especializada e foi a vencedora do Prêmio Eisner de 2008, o que pode ser comparado ao Oscar dos quadrinhos.

A historia, que agrada tanto quem tem interesse por fatos históricos quanto quem gosta de animais, mistura um pouco de realidade com ficção em suas 208 páginas de narrativa intensa e delicada.

Na realidade, a cadelinha não teve uma vida das mais felizes. Ela vivia nas ruas e foi capturada quando tinha aproximadamente três anos de idade para passar por testes e treinamentos até, enfim, ser lançada ao espaço. Laika acabou falecendo entre 5 e sete horas após o lançamento da nave, devido ao estresse e superaquecimento.

Apesar da triste história real, Laika é tratada até hoje como uma heroína que sacrificou sua vida por uma causa maior, que era o progresso.

Fonte: Formiga Elétrica / Folha de S.Paulo

anuncio-banca-elshaday

E não deixe de conferir no Canal Zine Brasil, nossos comentários sobre a adaptação em quadrinhos de “Um menino Chamado Sue“, publicação de 20 páginas, do Pernambucano Felipe Moura, adaptando a música de Shel Silverstein, interpretada pelo Jonny Cash.

► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!
https://goo.gl/SFAFw0

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s