Feira de Quadrinhos Infantis marca encerramento de oficinas na Gibiteca Henfil

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpgA Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, no sábado (16), a última edição do projeto Espaço HQ de 2017. Para fechar o ciclo, a atividade conta com a Feira de Quadrinhos Infantis, que marca o encerramento das Oficinas de Quadrinhos para Crianças, que foi ministrada por Igor Tadeu e Thaïs Gualberto. É quando os alunos poderão expor e vender os fanzines e a revista com os quadrinhos produzidos por eles próprios durante as aulas. O evento acontece das 15h às 18h, no submezanino em frente à Gibiteca Henfil.

As duas turmas da Oficina de Quadrinhos para Crianças tiveram início em agosto. Ao longo dos quatro meses de aulas realizadas aos sábados na Gibiteca Henfil os alunos aprenderam sobre os preceitos básicos da construção de uma história em quadrinhos de forma prática e atrativa para as crianças, uma introdução à produção de narrativas gráficas com uma abordagem que priorizou a construção criativa e o desenvolvimento de uma história em prol de uma ideia. Além de apresentar algumas técnicas de trabalho e estilos, o curso aproveitou a liberdade criativa singular de cada criança.

Sobre os ministrantes das oficinas – Ilustrador atuante no mercado publicitário desde 2005, Igor Tadeu tem trabalhos e murais expostos em diversos cantos do país. Começou a fazer quadrinhos na mesma época. Participou do Coletivo WC e com ele integrou as Revistas Sanitário #1 e #2, tendo também participado da sessão de quadrinhos do Jornal A União. Lançou duas coletâneas de tirinhas de forma independente, “One Hit Wonders” (2011) e “Uma História em cada Garrafa” (2014) e em 2015 produziu o webcomic “As Aventuras do Cadáver Viajante do Espaço”.Thaïs Gualberto é quadrinista e Chefe do Núcleo da Gibiteca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, onde organiza as atividades Espaço HQ, Quadrinhos Intuados e Tertúlia HQ. Também participou do Coletivo WC e ministra oficinas de quadrinhos para crianças desde julho de 2015. Publicou tirinhas nos jornais A União, Folha de S. Paulo e atualmente publica em O Beltrano.

Feira de Quadrinhos Infantis – Diferente das outras edições, quando qualquer um pode solicitar uma mesa para vender ou trocar quadrinhos, nesta ocasião apenas quadrinhos produzidos pelos alunos da Oficina de quadrinhos para crianças serão comercializados, pelos próprios autores.

O Projeto – Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ vem realizando regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Serviço: Espaço HQ – Feira de Quadrinhos Infantis

16/12 – Sábado

15h às 18h: Feira de Quadrinhos Infantis

Local: Submezanino, em frente à Gibiteca Henfil

Acesso: gratuito

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/700942223440307

 

anuncio-banca-elshaday

E não deixe de conferir no Canal Zine Brasil, nossa cobertura da Bienal do Livro de Pernambuco, onde destacamos a presença do Fanzineiro Clivson David, o Cartunista Luciano Pedro, o quadrinista Carlos Ruas, e ainda escritora T. J Diniz, entre outros. Veja abaixo a playlist sobre o que vimos na Bienal PE.

► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!
https://goo.gl/SFAFw0

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s