José Aguiar lança a webcomic “Malu Cotidiano Alterado”, em Curitiba.

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpg

O premiado quadrinista José Aguiar traz de volta sua principal personagem, a Malu, que protagonizará sua nova fase em sua primeira webcomic: Malu Cotidiano Alterado, disponível em www.maluca.com.br. A webcomic terá sua primeira história dividida em 06 em capítulos, com estreia para 11 de maio.

Malu é uma adolescente que se sente fora de contexto, buscando encontrar a si mesma numa Curitiba em quadrinhos. Ela é uma adolescente que estuda e trabalha para ajudar em casa. É filha de pais separados, tem um irmão chato, poucos amigos e um senso crítico que parece mais atrapalhar do que ajudar seus dilemas de quem ainda não achou seu lugar no mundo. Não bastassem os problemas com família, amigos, amor e dinheiro, agora a vida dela está para mudar – literalmente. Dentro e fora das páginas de quadrinhos.

Uma adolescente produtiva

Publicada desde o ano 2000, Malu é a personagem de HQ com maior regularidade em Curitiba, cidade onde se passam suas histórias. Mas elas não se limitaram aos periódicos locais. Foi vencedora do Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP/ Ed. Devir em 2005 e protagonizou um caderno especial no Jornal O Globo em 2008. Foi levada aos palcos em 2009 e 2012 e teve uma exposição em Portugal em 2014, no Festival de Beja. Até o momento teve três livros publicados, sendo o mais recente o elogiado Folheteen – Direto ao Ponto, indicado ao HQMIX de melhor roteiro. Sua série, antes intitulada “Folheteen”, teve tiras semanais veiculadas nos jornais Gazeta do Povo e Jornal do Estado e também uma página mensal na revista cultural Curitiba Apresenta da Fundação Cultural de Curitiba, até 2017. Apesar do fim desses periódicos impressos, Malu não ficou muito tempo ausente e retorna agora em seu site próprio.

“Deixar o nome Folheteen de lado e assumir o protagonismo da Malu como verdadeiro nome da série é apenas um dos elementos que assinalam a nova fase da minha personagem. Repaginar a estética dela é como demonstro que me sinto mais maduro graficamente depois de praticamente 18 anos evoluindo seu universo. Já o migrar da mídia impressa para a virtual é também uma forma de expandir o alcance da personagem. Pois apesar de ter como ambiente a cidade onde vivo, os seus temas são universais. Publicar uma história em capítulos é um desafio diferente da publicação de um livro impresso pois os recursos da internet abrem, inclusive, margem à utilização de ferramentas narrativas que podem ampliar esteticamente a experiência dos leitores.”

Assim explica Aguiar, depois do sucesso da sua primeira empreitada na internet, a webcomic “A Infância do Brasil”, que teve mais de 23 mil leitores não só no Brasil. A história ganhou o Troféu HQMIX por sua versão para o teatro, teve sua primeira versão impressa distribuída nacionalmente pela Avec Editora e em breve será publicada em Portugal. Elogiada por grandes autores internacionais como Marcello Quintanilha, Bill Sienkievicz e Scott Maccloud, a experiência reforçou no autor a vontade de também levar sua principal criação para o espaço virtual.

“Uma futura edição impressa de Malu Cotidiano Alterado é algo natural e necessário. Mas são experiências de leitura distintas. Cada uma com seu poder próprio de imersão e difusão. Apesar de ter ficado sem espaço na imprensa local, Malu não tinha que acabar. Ela preferiu evoluir, crescer e se compartilhar. E essa webcomic é justamente para isso, pois a personagem está mais viva e ativa do que nunca. Inclusive com seus perfis no Facebook e Instagram. Sem falar no mais importante: boas e novas histórias para todos os leitores. ”

Sobre o autor e o projeto

José Aguiar é autor de HQs publicadas na França, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Portugal e Estados Unidos. A Infância do Brasil, Nada Com Coisa Alguma e Coisas de Adornar Paredes são seus trabalhos mais recentes. Já recebeu alguns dos mais importantes prêmios relacionados aos quadrinhos no Brasil como o Ângelo Agostini e HQMIX e foi indicado duas vezes ao Prêmio Jabuti, sendo a última vez em 2017 por Coisas de Adornar Paredes. Obra finalista na primeira vez em que Histórias em Quadrinhos concorreram ao renomado prêmio literário.

O projeto Malu Cotidiano Alterado é uma realização de Quadrinhofilia Produções Artísticas, com incentivo do Banco do Brasil através da Lei do Mecenato Municipal da Fundação Cultural de Curitiba. Malu Cotidiano Alterado é uma série limitada em 06 capítulos e seu site inclui um blog e, até o fim do projeto, versões nos idiomas inglês e francês. José Aguiar, além de texto e desenhos, divide as cores com Joel de Souza.

A webcomic Malu Cotidiano Alterado está disponível para leitura gratuita, exclusivamente em www.maluca.com.br, a partir do dia 11 de maio. Data em que terá seu lançamento oficial às 19h, na Gibiteca de Curitiba, num evento com palestra e sessão de autógrafos do autor.

 

Serviço:

Lançamento da webcomic Malu Cotidiano Alterado + palestra + autógrafos

Gibiteca de Curitiba

Rua Carlos Cavalcanti 533, Centro – Curitiba PR

Sexta, 11 de maio de 2018, às 19h

Infos: (41) 3321-3250

 

https://i0.wp.com/i124.photobucket.com/albums/p9/zine_brasil/zine_brasil001/anuncio-CanalZB-2015.jpg

► Apoie a Arte Nacional, Inscreva-se no CanalZB!
 https://goo.gl/SFAFw0

Para pautas, convites, envios e demais contatos: zinebrasil@gmail.com

anuncio-banca-elshaday

🌟 Curta o Zine Brasil no Facebook clicando aqui.

🌟Curta o Blog Michelle Ramos no Facebook clicando aqui.

🌟Inscreva-se no Canal Zine Brasil clicando aqui.

🌟Siga no Twitter clicando aqui.