Quadrinhos Brasileiros em destaque na TV

Por Michelle Ramos.

 

Trabalhos de Mutarelli faz parte do documentário "Quadrinhos"

Estreou nesta terça-feira (26) uma série de documentários sobre “Quadrinhos”, dirigido por Eduardo Calvet; que estará fazendo um apanhado da história da nona arte no País em cinco episódios reunindo desta forma, memórias de desenhistas, editores, jornalistas, críticos, pesquisadores e roteiristas. O programa vai ao ar às 21h e será reapresentado todas as quartas, às 15h30 e aos sábados, ao meio-dia.

 

O primeiro programa abordará A trajetória dos quadrinhos no Brasil começando, claro com o desenhista italiano Angelo Agostini, em meados do século XIX. O artista e J.Carlos que são os precursores da nona arte no Brasil; mostrando a criação de personagens como Bolão e Azeitona, assim como pretende  mostra as estratégias de mercado que moldaram a indústria nas décadas seguintes.


“Os Mestres do Terror”, segundo programa da série, abordará o sucesso das HQs de Nico Rosso, Rodolfo Zalla e Julio Shimamoto, além da ligação do tema com o erotismo, o que pode ser visto na obra de Carlos Zéfiro, por exemplo. O terceiro assunto abordado é “Gibi, Drogas e Rock’n Roll” mostra a influência da tradição dos cartuns nos anos da ditadura militar, com artistas como Henfil, Mutarelli e Laerte, por exemplo.

O penúltimo episódio, “A Turma do Infantil”, vai mostra o sucesso de Mauricio de Sousa e Ziraldo. “Capitão Brasil e sua Gangue” encerram o ciclo apresentando ao público heróis tipicamente nacionais, como O Anjo, Capitão Sete, Judoka, Jerônimo, Herói do Sertão e tantos outros que povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos durante as décadas de 1940, 50 e 60.

Fonte: UOL Jovem