:: Entrevistas

Conheça um pouco da vida e das obras dos quadrinistas brasileiros. 
:: Entrevistamos Gisele Henriques, autora do livro Gamemania e do Gato Coió | Canal ZB #38 (Em vídeo)

gisele-entrevista-vitrine4Olá Galerinha! Voltamos com mais um bate papo com uma artista do Brasil, a Gisele Henriques, autora do livro Gamemania e do Gato Coió.
.
Nessa entrevista a jornalista, apresentadora e quadrinista comenta seus projetos, vida pessoal, atividades, processo artístico, dicas para quem esta começando, suas criações, lançamentos via Social Comics, representação feminina nos Quadrinhos e como a mesma entende a atual situação dos Quadrinhos Independentes. Se você curte conhecer mais dos Quadrinhos nacionais e seus artistas, Chega mais!

:: Entrevistamos Thiago Silva – Projeto Chroma – Protocolo A Ordem – Canal ZB #36 (Em vídeo)

thiago-entrevista-00 capa1Confira a entrevista que fizemos com o roteirista Thiago Silva, responsável pelo roteiro do álbum “Protocolo A Ordem“, obra que traz mais de 40 personagens nacionais em suas 100 páginas. O álbum será lançado oficialmente no dia 4 de Junho em São Paulo e Rio de Janeiro.

Nesse Bate papo, o autor comenta sua relação com o projeto, expectativas, dia a dia como autor, e como aconteceu a oportunidade para escrever a edição, e ainda apresenta seus personagens O Bandeirinha e o Dragão Negro lançados pelo Projeto Chroma, onde ele amigos publicam suas produções desde 2010.

:: Cátia Ana, quadrinista, autora da HQ Refugio e do site Quadrinhos Infinitos. (Em vídeo)

Entrevistamos Cátia Ana autora de Refúgio e Quadrinhos Infinitos |Canal ZB #33Conheça nesse vídeo um pouco do trabalho da Quadrinista Cátia Ana, autora conhecida pela Webcomic Diário de Virginia, indicada duas vezes ao Troféu HQ Mix.

Nesse bate papo a autora comenta sua entrada no mundo dos quadrinhos, inspirações, criações e seus mais novo projetos independentes, “Refúgio” e “Quadrinhos Infinitos” que marcam o fim da Webcomic o Diário de Virginia e dá um verdadeiro “start” em termos de grandes novidades na vida e carreira dessa artista.

A Cátia ainda comenta sobre ser uma autora Lady’s Comics, a representação feminina dos quadrinhos, sobre mercado independente e ainda indicou vários artistas nacionais para você conhecer! Não deixa de conferir e espalhar para quem curte HQ Nacional! Até o próximo vídeo!

:: Glaydson Gomes, autor do Herói Chumbo Grosso. (Em vídeo) Novo!
canalzb 026finalConfira agora uma super entrevista com o quadrinista Glaydson Gomes, autor do super herói Chumbo Grosso, personagem pernambucano que usa como uniforme, a bandeira de seu estado. Nessa entrevista, o autor comenta sobre sua criação, a produção da primeira revista do personagem e ainda fala diversos assuntos referentes a nona arte, não deixe de conhecer mais esse artista da terra…

:: Entrevista com Ary Santa Cruz, autor do “Mistiras” (Em Vídeo)

Dessa vez entrevistamos o roteirista e autor do Mistiras! Sim, o ArySantaCruz Neto, criador daquele site bacanudo de tirinhas cheio de pegada Geek Nerd! A entrevista, realizada durante o lançamento do Álbum Wander – Herói porque Sim, apresenta o Álbum Mistiras, um pouco da historia de como começou esse projeto, a parceria com o Luciano Félix, as novidades para 2015 e ainda super dicas do autor para quem deseja colocar seu material no Catarse! Vai perder?! Lógico que não! Clica no vídeo abaixo e confira!

:: Entrevista com Luciano Félix e Téo Pinheiro, autores de Wander, Herói porque Sim!! (Em Vídeo)
Confira como foi o lançamento da HQ “Wander, Herói porque Sim! De Luciano Félix (Escritor e desenhista) e Téo Pinheiro (arte finalista), que conversam sobre essa baita publicação lançada através do Catarse! Wander foi lançada oficialmente em Recife, no dia 05 de Dezembro às 15h no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.
O evento contou com a presença de vários artistas locais, como Cesar Augusto, Ary Santa Cruz, Milson Marins, o cartunista Carluca, o Chargista Samuca, entre outros. Assim como familiares e demais fãs do trabalho dos artistas, que ficaram autografando, registrando fotos e conversando com os presentes.
 

:: Zine Brasil entrevista: Glaucia Medeiros e Fabio Rodrigues, criadores da Faglaken Comics.

Glaucia e FabioGlaucia Medeiros e Fabio Rodrigues, são casados e representam aqueles jovens artistas independentes que resolveram criar sua própria Editora ou produtora de quadrinhos, a Faglaken Comics, ela, editando e colorindo, ele, criando e desenhando, eles buscam divulgar suas ideias e artes usando as HQs. Com um traço voltado para o Mangá, o Fabio Rodrigues é o criador e desenhista oficial das Publicações Faglaken, que curiosamente traz a sigla da família no selo, Fabio, Glaucia e Kenshin (filho do casal).

Em 2013 iniciaram seu novo selo com o lançamento da Revista Virtual “Gênesis: The new vision of the future” que assim como outros títulos da produtora, poderão ser colocados em “Inglês”, visando os leitores estrangeiros, mas com conteúdo ainda em português…

:: Entrevista Exclusiva com Joe Bennett, o mais novo contratado da NES Editora.

Joe BennettJá passaram por suas mãos heróis mundialmente conhecidos como Super-Homem, Incrível Hulk, Homem-Aranha e muitos outros, conseguiu o que poucos artistas conseguem, empresta seu traço para as duas mais conhecidas editoras de Quadrinhos, Marvel e DC e isso simultaneamente.

Agora esse Brasileiro, nascido em Belém do Pará, empresta a maestria de seu traço a NES Editora, do Noroel Souza, ilustrando o trio de heróis da NES, Mel, Rafa e Dudu, que agora crescidos, usam os codinomes: Máxima, Power Boy e Quick Boy!

 :: Lya e André Alves, autores da Revista Guerreiros de Deus

Grafitagem de Lya Alves

Lya (desenhista) e André Alves (roteirista) estão na lista de amigos e artistas que conheci pela internet, primeiro conheci a Lya Alves, com quem regularmente mantive mais contato, logo depois conheci seu esposo e companheiro de arte, o André Alves.

No inicio esses artistas lutavam por divulgar seu material, e o destaque nas postagens pra lá de polêmicas era as tirinhas do “Standup com Jesus”, e entre uma tira e outra, ou entre uma polêmica e outra (rsrsrsrsrs) Lya Alves divulgava o site/blog e o futuro lançamento da Revista Guerreiros de Deus, lançando a primeira HQ Online desses personagens que não muito tempo depois ganharia Revista impressa, atualmente com a Primeira e Segunda edição já lançadas e bem elogiadas pelos leitores

:: Eduardo Schloesser

eduardoAcredito que meu primeiro contato com o trabalho de Eduardo Schloesser, foi com o lançamento da Biblia em Quadrinhos, nesta edição, Eduardo ilustrou duas histórias, a “Eles o chamam de Sansão” “Davi e Golias”, e já nessas HQs foi possível conferir a qualidade do trabalho do artista, sua mudança de estilo em cada HQ, visando fazer cada trabalho com qualidade, o que deve ser objetivo de um verdadeiro profissional dos quadrinhos.Mas foi no evento Melhores da PADA, onde o mesmo lançou a graphic Pada, “Zé Gatão” que tive o prazer de conhecê-lo e conversar um pouco com ele, que se mostrou extremamente humilde, atencioso, e muito divertido.A entrevista abaixo foi realizada pouco tempo depois do evento, a mesma revela não apenas o belo trabalho desse artista dos quadrinhos nacionais, como também demonstra através de suas opiniões e curiosas historias que nesse meio é preciso ter ainda mais profissionalismo que geralmente se pensa…

 

***

:: Tiburcio

tiburcio_autoretratoSabe aqueles ilustradores que conseguem fazer praticamente de tudo com um lápis e papel na mão? E tudo que você conhece do trabalho dele você gosta? E no final das contas você mentalmente diz: “Eu queria desenhar assim!”. Pois bem, foi essa a sensação que eu tive ao conhecer o trabalho do Niteroiense e ilustrador Marcelo Tiburcio Vanni, mais conhecido no meio artístico como Tiburcio…

 

***

:: Douglas Felix

douglas felixDouglas Felix não é um artista que esta chegando agora, isso pode ter certeza, e também não é um rapaz que passa muito tempo sumido, sem novidades; já é conhecido no meio independente há um bom tempo pelo site Na Munheca, onde lançou diversas hqs, tanto curtas como em séries, também lançou trabalhos pelas revistas Contos Tristes, de Estevão Ribeiro e a Front; além de projetos virtuais como O Invasor, divulgado em primeira mão aqui no Zine Brasil…

***

:: Rynaldo Papoy

OStimoBeijonaBoca_HQ-1Conheci o escritor Rynaldo Papoy através de seu blog Noite, divulgado aqui, mas que recentemente foi desativado pelo autor, que esta se dedicando aos seus outros dois blogs que existem na rede, e aos seus projetos atuais como a HQ que esta produzindo em parceria com o desenhista Gilberto Ribeiro Queiroz

 

***

:: Nestablo Ramos Neto

nestabloO entrevistado da vez é um cara super gente fina, dedicado ao seu trabalho, e a causas sociais; sempre disposto a fazer sua parte como se diz; conheci o trabalho dele ainda na Revista Grafic Talents, com seus obscuros personagens, os carcereiros; entrei em contato por e-mail para conhecer mais dele e de seus trabalhos e logo depois disso nos tornamos amigos via Internet…

 ***

:: Wellignton Santos

wellington_SantosWellington Santos, autor de duas revistas independentes, Vulto: O Vigilante e Vulto: Guerra Declarada, onde conhecemos as aventuras Nelson, um integrante Grupamento Especial (G.E.) (fictício) que atua em Belo Horizonte. O Welligton assina tanto a historia como os desenhos, numa revista que mescla suspense, ação e heroísmo, mostrando que os quadrinistas nacionais tem força e qualidade para enfrentar o mercado de quadrinhos…

***

:: Emir Ribeiro

emir-veltaNo dia 27 de agosto divulgamos o lançamento do encontro dos personagens Velta & Raio Negro; porém no dia 08/09 o quadrinista Emir Ribeiro, criador da Velta, chegou a afirmar em seu fotolog que estava desistindo do projeto, e novamente muitos blog e flogs começaram a divulgar a desistência do artista em continuar com o trabalho…

***

 “Os Invasores

invasor_capaO Invasor é um novo Projeto Nacional em andamento, uma HQ encabeçada pelos artistas Fabiano Cruz (co-criador e roteiro), Douglas Felix (co-criador e desenhos), Renato Rei (Arte final) e Billy (Cores). Recebi essas imagens do colorista Billy, que apesar de econômico na hora de conversar sobre a HQ [risos], está bem animado com o processo de construção da revista; e com permissão dos “arquitetos” Douglas Felix e Fabiano Cruz, eu estou publicando…

 

***

Verônica Saiki

veronica saikiTive a oportunidade de conhecer a Verônica Saiki através da internet, na verdade foi ela quem me encontrou primeiro, enviando-me um e-mail onde apresentava seu curioso personagem, o Verdugo, de lá pra cá, passaram alguns meses, entre computador quebrado e lan houses de péssima qualidade, até que, finalmente, pude conversar decentemente com essa artista, que busca seu lugar ao sol, no reino dos quadrinistas reconhecidos.

  ***

:: Edgar Franco

Edgar FrancoEsse cara é Doido! Essa foi a primeira coisa que eu pensei quando vi o trabalho de Edgar Franco pela primeira vez, com um roteiro “anormal” ao que tinha e tenho visto dentro do quadrinho brasileiro, tem sido uma experiência única poder apreciar tão grandiosa criatividade vinda deste artista…

 

***

 :: Jader Corrêa

jader correaA revista Alexandria, criada pelo Estúdio Teatro de Nanquim dos quadrinistas Carlos FranciscoMatias Streb e Jader Corrêa com certeza esta entre os melhores lançamentos de 2007. A publicação, lançada durante a Feira do Livro em Cachoeira do Sul (RS) e já resenhada pelo Zine Brasil aqui, possui um material eclético, traz em suas paginas histórias em diversos estilos e gêneros…

 ***

 :: Samicler Gonçalves

samiclerSamicler Gonçalves é um dos atuais destaque entre os artistas independentes do Brasil, editor da SG Stúdio onde além de trabalhar com propaganda e animação,tem lançado diversas publicações; sejam histórias em quadrinhos para crianças, apostilas de desenhos ou revistas de super heróis, como a do seu mais conhecido personagem o Cometa, que já teve a oportunidade de ter uma de suas histórias publicadas na revista Wizmania…

  ***

:: Milé de Moraes e Pinheirinho

foto_mile_e_pinheirinho_baiCom um inicio de carreira difícil, os artistas MILÉ DI MORAES E PINHEIRINHO, resolveram seguir em frente, e lutar para ver seus trabalhos conhecidos e publicados num mercado tão problemático como o nosso mercado de quadrinhos.  Apesar dessas dificuldades, os artistas conseguiram publicar 3 edições da Revista HQ Bíblica, uma publicação que tem como objetivo, não apenas o evangelizar as pessoas, mas também de transformar todas as Histórias das Escrituras Sagradas em Quadrinhos, é tarefa difícil, porém esses dois artistas estão dispostos a enfrentar os desafios…

 ***

:: Nestablo Ramos Neto

nestablo-ramos-neto-autoretratoNestablo Ramos Neto é um dos poucos artistas nacionais que tenho prazer e a confiança de chamar de amigo (e olha que só nos falamos por e-mail e MSN). Ele é daquelas pessoas fiés com seus contados e amizades, não visa apenas ganhar admiradores de seu trabalho, mas preocupa-se em ser amigo, em fazer com que saibamos que podemos contar com ele, seja profissionalmente ou não, e tem grande preocupação em passar histórias com bons ensinos e exemplos importantes para seus leitores…

 ***

:: Wellington Srbek

Wellington_Srbek_blogConfesso!! Sou fã desse rapaz mineiro; nascido em 1974; vencedor de HQ Mix e Ângelo Agostini como melhor roteirista; conhecedor do bom quadrinho e fã de Alan Moore e Bob Dylan, entre outros. Em 2006, comemorando 20 anos de seu envolvimento com quadrinhos, ele lançou o álbum independente – uma obra-prima da nossa cultura – de 122 páginas, MUIRAQUITÃ. Infelizmente, como muito acontece em nosso país, somente quase um ano após o lançamento é que este que vos escreve teve acesso ao álbum, graças ao fanzine QI, que o divulgou. E após ler Muiraquitã, cheguei a uma conclusão vital. Por isso, caros leitores, tenham certeza de que as próximas 10 perguntas irão elucidar…

 

:: Ulisses Azerêdo

ulisses_hq_4Ulisses Azeredo é um dos poucos colecionadores de quadrinhos nacionais que tive o prazer de conhecer através da internet, amante confesso do gênero de terror, é editor do maior site de quadrinhos de terror do Brasil, o site NOSTALGIA DO TERROR recentemente foi indicado ao Oscar do Quadrinho brasileiro, o premio HQ Mix, como melhor site de Quadrinhos…

 ***

:: Leonardo Melo

leo-meloLeonardo Melo é editor de uma das melhores revistas independentes do momento, a “Quadrinhópole”, onde também atua como roteirista, com destaque à sua série fixa “Undeadman”, com o personagem Jason de Ely, o imortal. Também escreve fan fictions para o site Quadrim e colabora para o site PopBalões onde também publicou um estudo completo sobre o Homem-Aranha. Mantendo ritmo e qualidade associados à de outros feras dos quadrinhos, Leonardo segue em busca de expandir cada vez mais suas atividades, inovando a cena dos quadrinhos independentes…

 

:: Antonio Cedraz

cedrazAntonio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido como Antonio Cedraz, nasceu numa fazenda no município de Miguel calmon, na Bahia, formado em Magistério, trabalhava como professor primário, e na cidade de Jacobina exercendo esta profissão, teve seus primeiros contatos com as histórias em quadrinhos. Em 1998 teve a idéia de criar a Turma do Xaxado, personagens com os pés fincados no chão de nosso Brasil, retratando com suas aventuras e experiências infantis a dura realidade do Nordeste Brasileiro, a descriminação racial e nossos costumes e lendas tão admirados em todo o mundo…

 ***

:: Lor

LORLuiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, mais conhecido como LOR, atua como cartunista desde 1972, publicou em dias alternados charges políticas no Diário Popular de São Paulo (1988 a 2004) e em diversos outros jornais e órgãos de imprensa, algumas reunidas no livro “Os Desmandamentos” (Editora UFMG, 1972). Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), e especialistas em Medicina Interna e Medicina Esportiva, com mestrado em Fisiologia e doutorado em Biologia Molecular, (este, na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo).

***

 

:: Stefania Granito

estafania granitoNos dias atuais, a televisão brasileira, especialmente a paga, vive um boom de desenhos japoneses, conhecidos como animês. No Japão, a cada ano são produzidas mais de 200 séries voltadas para a TV, DVD e cinema. Muitas acabam se tornando populares na Europa e Américas como Dragon Ball, Candy-Candy, Devilman, Astro Boy, Mazinger Z, Gundam e Sailor Moon…

***

:: Estúdio Time Alfa

Eluan-Roberto-e-Alan-Faria-medium-init-Time Alfa é um jovem Estudio de Quadrinhos, formado por Alan Faria, Eluan Roberto, Tatiana Higa e Lucas Souza, que fazendo uso de muita amizade, dedicação e otimos “professores” criaram o Mr.Universo, um héroi que tem tudo para conseguir seu espaço na Nona Arte brasileira, no Preview exclusivo apresentado pelo Zine Brasil, é possivel notar a qualidade artistica do criadores deste projeto, que ja esta na busca de alguma editora para futura publicação de alcance nacional…

***

:: Eddy Barrows

eddy_barrows_2Este é Eduardo Barrows mais conhecido como Eddy Barrows, que esta desenhando o Batman para editora DC , material ainda Inédito no Brasil, conseguiu entre seus muitos afazeres de desenhista, nos conceder essa pequena e valiosa entrevista, para podermos conhecer um pouco mais de seu trabalho, e de sua vida pessoal…

 

 ***

 

 :: JJ Marreiro

jj marreiroJJ é um dos Quadrinhistas mais conhecidos entre nossa geração de amantes da nona arte, especialmente dos amantes dos Quadrinhos Nacionais, JJ é professor de desenho, ilustrador publicitário, editor independente tem um traço muito conhecido e que pode ser visto mensalmente na revista Wizard

 ***

 

:: Marcos Gratão

Criativo e talentoso. Burlando a regra: “Todo escritor quer ser desenhista e todo desenhista quer ser escritor”. Marcos Gratão, faz tudo isso e mais um pouco. O cara é desenhista, escritor, designer, animador e editor de pelo-menos três sites, sem falar que também é responsável pela edição do fanzine Vigilantes

 

***

:: Estevão Ribeiro

estevaoEstevão Ribeiro, criador do Herói brasileiro conhecido como Tristão, é Roteirista de histórias em quadrinhos, editor da revista: Bem +Que Tiras, onde alguns artistas brasileiros escrevem uma história de três a cinco paginas com seus personagens, que antes só saiam em Tiras, criador da Oficina de Hq, onde trabalhava junto com Amaury Ploteixa

 ***

:: Emir Ribeiro

emir ribeiroEssa entrevista foi realizada e publicada na  Inauguração do Primeiro Blog do Zine Brasil, através do MSN e depois por E-mail. Emir Ribeiro, um dos grandes mestres dos Quadrinhos Nacionais, criador de diversos personagens, com mais de 30 anos de estrada, não só deu, como dá uma aula de criatividade e perseverança…