Lançamento: Vitalino – O Menino Que Virou Mestre

O Cartunista Sill, autor do álbum Cordel Comix e ganhador do Troféu Angelo Agostini na categoria Melhor Cartunista de 2009, acaba de lançar seu mais novo trabalho, a biografia em quadrinhos do mestre Vitalino, a obra intitulada Vitalino: O Menino Que Virou Mestre é um trabalho desenvolvido com a participação de Alice Santos, produtora e designer.

“O menino que virou mestre” enfatiza a importância da obra do Mestre Vitalino para a cultura brasileira, e pernambucana, como criador de excelência artística e imagética por meio de representação artistica-etnográfica de cenas da cultura popular pernambucana.

Com esta obra o cartunista Sill busca apresenta as diferentes fases da vida do Mestre Vitalino, evidenciando como a criatividade, arte e cultura popular tornaram esse ilustre pernambucano em reconhecido cidadão do mundo.

A proposta foi a produção e impressão de mil livros, do cartunista caruaruense Sill, com 90 páginas, contando em história em quadrinho (HQ) os 54 anos de vida e obra do Mestre Vitalino. O livro possibilita a compreensão sequenciada de sua rica biografia. Enfocará seu estilo original, criatividade e ação democrática em ensinar sua arte. O cartunista Sill compôs uma obra com imagens simples e de comunicação objetiva com balões enredando textos elucidativos sobre a evolução da arte do mestre Vitalino.

Em 2012, o autor lançou uma nova versão da obra, a nova edição com 103 páginas, da biografia em quadrinhos “Vitalino o menino que virou mestre” conta com o apoio do Funcultura (Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco). A produção executiva e o projeto gráfico ficaram a cargo da produtora cultural e designer Alice Santos.

capa-vitalino-2Dentre as modificações realizadas o livro recebeu mais páginas, nova versão para capa, contracapa e orelhas, alguns balões foram melhorados, um capítulo foi inserido, que nos faz pensar sobre a reinvidicação dos Srs. Manoel e Severino Vitalino para que o “artesão” passe a ter acesso aos direitos trabalhistas, sendo reconhecido como um profissional. Tudo isso colabora para intensificar a compreensão do leitor da importância do mestre Vitalino para cultura pernambucana, bem como, do valor de sua obra como representatividade nordestina na construção da identidade estética nacional, e até mesmo do Brasil, entre outros países do mundo.

A HQ traz nas orelhas texto do José Salles (editor da Júpiter II, Jaú/SP) e texto do músico Ivan Bulhões (da Banda Sangue de Barro, Caruaru/PE).  O livro abre com texto do epistemólogo Edson de Melo (blogPAI, Frankfurt/GER) que analisa o significado da obra do Sill como representação simbólica da sabedoria prática presente nos modos de criar e ensinar do mestre Vitalino. A apresentação do projeto é do consultor cultural Arthur BigHead (CCB/ONG) que esclarece como a obra foi realizada fundada nas personalidades do mestre artesão e do cartunista artífice.

Mais sobre a obra, como esboços, vídeos, e comentários do autor podem ser vistos no blog http://sillhqvitalino.wordpress.com/ e mais trabalhos do autor aqui.

A primeira edição, com 90 páginas, custa 20,00 (vinte reais) e a edição com 120 páginas, esta à venda por 27,00 (vinte e sete reais).

Entre em contato com o autor pelo e-mail sillcartum@hotmail.com

Mestre Vitalino

Mestre Vitalino HQMestre Vitalino

Anúncios

2 comentários sobre “Lançamento: Vitalino – O Menino Que Virou Mestre

  1. Pingback: Informativo Zine Brasil – de 29/08 a 02/09/2011 | Michelle Ramos

  2. Pingback: Informativo Zine Brasil – de 22/08 a 26/08/2011 « Michelle Ramos

Os comentários estão desativados.