Resenha: Subversos #1 e #2

Por Michelle Ramos.

 

Com sua primeira edição lançada em julho de 2008 (como divulgado aqui) a segunda em outubro (aqui) e a terceira em dezembro (aqui), e organizada pelos quadrinistas Alexandre Manoel (pense num rapaz paciente!) Igor Shin, e Ricardo Akira.

 

A Revista Subversos foi o maior e talvez até o mais importante lançamento independente de 2008, na minha humilde opinião; por quê? Simples, a Revista chegou dando uma oportunidade única a todo e qualquer artista nacional de publicar seus quadrinhos, sua arte, e até uma simples ilustração.

 

Num formato de respeito (21 x 27 cm) que valoriza a arte e o artista brasileiro, apresentou e apresenta os mais variados estilos e gêneros de quadrinhos; logicamente muito bem inseridos na temática da revista, que é o Cotidiano Urbano.

 

Em apenas duas edições, pelo menos 48 artistas já foram divulgados pela publicação, alguns já conhecidos no meio alternativo como Fernando dos Santos, Laerçon Santos, Cleuber Cristiano, Wanderline Freitas, Jader Correia e Matias Streb, entre outros; além dos artistas desconhecidos do meio independente que só esperavam uma boa oportunidade para lançar suas historias.

 

De conteúdo misto, a publicação tem mostrado o que há atualmente na HQ brasileira, revelando os quadrinhos nacionais e seus mais variados artistas, começando com 48 paginas na primeira edição, pulando para 60 paginas na segunda tendo a mesma uma tiragem de 3200 revistas!

 

Lembrando que tudo isso distribuído gratuitamente, ampliando assim o alcance da publicação, e consequentemente dos quadrinhos brasileiros.

 

É justo dizer que tudo isso conta com o apoio do Programa VAI e a da Prefeitura da cidade de São Paulo. Mostrando que aos poucos as portas do nosso Brasil estão se abrindo para a HQ BRASILEIRA, e cabe a nós termos a disposição que este grupo da Revista Subversos esta tendo de levar o trabalho adiante.

 

Em prol da divulgação da Revista e dos artistas, a publicação ainda pode ser baixada no blog da publicação, pois sendo gratuita não é fácil encontrar edições.

 

É realmente uma satisfação receber materiais dessa qualidade para resenhar, ainda mais quando é feito com profissionalismo e carinho pelo quadrinho brasileiro. Depois de terminado esse comentário, recebi a terceira edição da revista, a última de 2008; então fique ligado que logo estarei colocando a resenha por aqui, pois nessas “férias” consegui adiantar bastante coisa, então fique de olho, pois ler a Subversos ou sobre a subversos é altamente recomendável!

 

Mais informações:

http://revistasubversos.blogspot.com/

revistasubversos@gmail.com