ZB Entrevista e Preview Exclusivo: Nestablo Ramos Neto.

Por Michelle Ramos.

O entrevistado da vez é um cara super gente fina, dedicado ao seu trabalho, e a causas sociais; sempre disposto a fazer sua parte como se diz; conheci o trabalho dele ainda na Revista Grafic Talents, com seus obscuros personagens, os carcereiros; entrei em contato por e-mail para conhecer mais dele e de seus trabalhos e logo depois disso nos tornamos amigos via Internet (risos).

 

Sempre gosta de se envolver em campanhas que abordem temas de interesse e preocupação de todos, lembro do empenho dele na Campanha “Pedofilia Não” que colaborei com grande carinho; sendo esta campanha muito divulgada em vários sites de informações; depois disso, seu carinho pelos animais que já era evidente naquela época, tomou mais força, e não foi muita surpresa quando ele me contou essa historia ainda em off; mostrando com sua arte,e com sua visão critica, que com toda certeza essa HQ vai chamar muita atenção, não apenas no meio independente, mas muito longe do que se pode imaginar.

 

Um cara que publicada as HQs de seu personagem ZEN, na Revista Cultural Tablado em Brasília; e que tem como um de seus objetivos o de passar boas historias para seus leitores; não boa no sentido de final feliz, mas boa para seu crescimento como pessoa neste mundo. Seu nome é Nestablo Ramos Neto.

 

Podemos dizer que Zoo é o álbum que estará lançando você ao mercado profissional de quadrinhos?

Acho que como trabalho grande, ou grande publicação sim. Já fiz outras coisas para o mercado independente e coisas menores para outras editoras, mas eu diria que grande como Zoo não. Este é o primeiro!

 

E como você esta sentindo este momento? Ver seu trabalho prestes a ser publicado pela HQ Maniacs, num momento onde tantas editoras fecham as portas?

Me sinto privilegiado! No meio de tanta coisa acontecendo, a HQM está investindo em materiais de qualidade, não falo do meu, mas sim de outros do acervo deles, é só abrir o site e conferir… Enquanto tem as grandes que atiram para todo lado, tem a HQM que atenta para a qualidade e não só quantidade. É louvável o trabalho deles e o respeito com que tratam suas publicações, todas como igual!

 

E o que o leitor das obras de Nestablo Ramos Neto pode esperar de Zoo?

Uma Homenagem ao mundo animal, minha forma de falar sobre meu caso de amor à natureza e aos animais… Respeito, sinceridade e um pedido de ajuda a todos que queiram ajudar a preservar o que o homem mata sem pensar.

 

Como foi e como tem sido a opinião dos leitores que já conhecem um pouco do seu trabalho em Zoo?

As pessoas ainda estão naquela expectativa. Eu tento não falar muito sobre a história além do que já mencionei anteriormente, então a coisa toda gira em torno do diferencial do material é o que mais impressiona as pessoas, a idéia. É no que resolvi apostar e sempre considero antes de trabalhar com qualquer coisa: o diferencial.

 

Você concorda que o diferencial é o que falta nos quadrinhos nacionais atualmente?

Sim. O que adianta lançar tantas coisas, mas são todas iguais? Precisa passar alguma coisa ao leitor, algo que seja mais do que meia hora de entretenimento. Mostrar que o quadrinho, como forma de comunicação, são bem aproveitado e bem desenvolvido. Acho que é nisso que temos de pensar.

 

Como quadrinista é o teu desejo? Usar sua arte como um instrumento de edificação na vida das pessoas?

Não vejo satisfação maior! Se os profissionais se voltarem para o diferencial que seu trabalho pode fazer na vida das pessoas e não para seu ego, as possibilidades são inúmeras.

 

Concordo plenamente! Em Zoo, por exemplo, existem algumas cenas que chocarão os leitores? Que eles poderão dizer, “nossa, nós fazemos tal brutalidade com os animais?”

Sim, isso é uma coisa difícil de dizer, pois cada um é tocado de uma forma diferente, mas eu tentei passar ao máximo alguns casos… Outros, por serem mais específicos, e fortes demais, precisei deixar de fora desta edição para ver como posso retratar em uma próxima. Mas creio que sim, as pessoas se identificarão com algumas coisas.

 

Você é um verdadeiro batalhador pela liberdade, respeito e carinho com os animais, isso se vê nas hqs do Zen também, como aconteceu essa identificação e preocupação tão grande com os nossos bichinhos? Ainda na infância ou depois de adulto?

Gostaria que fosse desde criança, mas não foi. Já um adulto me preocupava com isso, mas quando consegui espaços em mídias como a revista Tablado, onde publico a Zona Zen, pude tornar essa missão mais forte. Quando vi aquela famosa modelo, Gisele Bundchen desfilando com peles de animais; achei que já era hora de criar mais histórias sobre isso. Os animais são tão carentes de ajuda; que além de um dever, é um prazer enorme poder fazer algo por eles. Depois disso parece que os caminhos se abrem para você, se suas intenções são verdadeiras e puras.

 

Zen também é um personagem que retrata sua preocupação pelo cotidiano, pela vida humana e seus problemas como um todo, logo teremos o prazer de vê um álbum especial dele também?

Olha, tudo indica que sim, ainda estou vendo com a editora, acertando alguns detalhes. Se tudo correr bem, acho que logo vamos poder conferir uma coletânea da Zona Zen nas livrarias.

 

De carcereiros, lançado pela grafic talents até Zoo, o que mudou na sua forma de ver, fazer e ler quadrinhos?

Eu aprendi a apurar mais meu gosto e ser mais seletivo. Aprendi a gostar de coisas que não prestava muita atenção e coisas que costumava prestar, não dei mais tanta atenção assim… Acho que todo leitor deveria fazer isso, dar uma chance a coisas novas, quadrinhos novos e diferentes. Eles podem nos surpreender!

 

O que você esta lendo atualmente?

Fábulas, Asterix, J Kendall aventuras de uma criminóloga e Senninha.

 

Quais projetos nós poderemos esperar de você agora em 2009 além de Zoo?

Ainda não posso falar sobre alguns, mas quero ver se faço outra aventura ambientada no universo dos Carcereiros. Já faz um tempo que me cobram isso e quero ver se faço. Já tenho a história, mas ainda estou naquela fase das pesquisas e criação do roteiro, vai demorar mais um pouco, mas tá na lista.

 

Vamos aguardar então! Neto, eu quero a agradecer sua atenção e apoio ao Zine Brasil nessa entrevista mais uma vez, aproveitar para desejar todo sucesso a vc e seus projetos; e também deixar este espaço para que você fale com o leitor, fique a vontade:

Eu só tenho a agradecer a você que sempre abre esse espaço aqui para divulgar meu trabalho e tão incansavelmente luta pelos quadrinhos Brasileiros! Aos leitores: apostem mais na gente, não precisa deixar de ler os de fora, apenas dar uma chance aos daqui. Vocês pediram mais quadrinhos nacionais, pois bem, eles estão aqui, aproveitem e respeitem! Abração e valeuzão!!!

 

Paginas pessoais do artista na internet:

http://www.projetozoo.blogspot.com/

http://www.zonazen01.blogspot.com/

http://www.nestablo.blogspot.com/

 

11 comentários sobre “ZB Entrevista e Preview Exclusivo: Nestablo Ramos Neto.

  1. Nestablo é meu amigo e quando me falou do projeto Zoo eu fiquei louco. Falamos sobre isso sempre e ele sabe o quanto eu estou ansioso pra ver o trabalho pronto e circulando. Eu disse pra ele e falo pra todos aqui, esse é um dos trabalhos nacionais mais fantásticos dos último anos. Parabéns ao meu amigo e parabéns à HQM por ter acreditado e investido nesse projeto.
    Grande abraço galera!

    Curtir

  2. Ola, Michelle.Tudo beleza ^^
    Muito legal sua entrevista do nestablo…Pois é, lembro me tambem da campanha contra a pedofilia aue grande parte dos amigos ( incluindo este aqui que escreve ) participaram com muito carinho.O Nestablo é um desenhista sensacional..E lamentavel que caras como ele são pouco reconhecidos aqui no País..Se tivesse levando os trampos dele la fora com certeza teria mais reconhecimento..
    Um abração..E sucesso com o ZB.

    Curtir

    • Pura verdade Anderson, infelizmente o Brasileiro tem a mania de valorizar o que vem de fora e desprestigiar os daqui; lembro de sua participação e da participação de muitos amigos do portal terra, fiz até uma materia com isso, que pode até ser conferida nos artigos do site! 😉 abração e valeu pela força!

      Curtir

  3. Grande Trabalho!!!
    Todos os artistas geniais poderiam ter ideias geniais como essa!!
    Com certeza as HQs nacionais iam ser mais prestigiadas!!
    Ganhou outro fã!!!hehehe
    grand abraço Nestablo, e Michelle!!!

    Curtir

  4. Pingback: Big Bobo Brasil – A Nova HQ do Zen « ::: Zine Brasil ::: A Vitrine das HQ’S Nacionais

  5. Gosto muio do trabalho desse moço e com certeza, este é um dos que já escrevi na minha lista de aquisições para este ano.
    Parabéns, Nestablo belo trabalho!

    Curtir

  6. Olá Michelle, muito boa essa entrevista com o Nestablo, o rapaz é um excelente desenhista e têm um texto bem legal. O trabalho dele de preservação dos animais merece ser mais difundido, acredito que através desse álbum as coisas ficarão mais fáceis nesse sentido.

    Um abraço
    Gilson Alvarenga

    Curtir

  7. Temos aqui um grande cara, com um grande projeto e excelentes personagens.
    É isto que está faltando no nosso “mercado” de quadrinhos.
    Algo que fuja dos supers uniformizados.

    E como sou um fã do Nestablo e de animais, nao vejo a hora, de um dia desenhá-los, mesmo que sena um fanart.

    Curtir

  8. Caramba! finalmente algo nacional realmente fantástico. Nada de herois babacas com roupas e nomes ridículos, isso sim é um trabalho nosso.
    Mano manda ver, seu desenho é perfeito a idéia é genial parabéns mesmo, ganhou um fã.

    abração.

    Curtir

Os comentários estão desativados.