Por *Mauro Cesar Bandeira
Penso sobre muitas possibilidades para ver as Histórias em Quadrinhos – HQ – como uma área de grande importância para a formação em todos os níveis do ensino: fundamental, médio e superior. Como todos sabem as histórias em quadrinhos servem para diversão e entretenimento, mas seu uso ainda é reduzido como veículo de pesquisa e ensino.
Na educação fundamental e média, os quadrinhos ainda não são incluídos como conteúdo programático nos currículos escolares, e nem mesmo como metodologia didática para ensinar outras disciplinas tais como língua portuguesa, matemática, geografia, etc. Observa-se que nas faixas etárias do ensino fundamental e médio há grande consumo de quadrinhos pelo público estudantil. Os quadrinhos ajudam as crianças e jovens a consolidar seus hábitos de leitura e compreensão de idéias, sem falar do potencial dos quadrinhos em trabalhar conteúdos curriculares por causa da sua grande aceitação.
Se nós podemos observar que as crianças e os jovens têm hábitos bastante arraigados de leitura de histórias em quadrinhos, pode-se dizer que este interesse está sendo pouco aproveitado pela escola. A arte seqüencial ainda não está presente na sala de aula, como uma linguagem que ajude a integrar os conteúdos curriculares com a cultura, a linguagem e o interesse das crianças.
As experiências que se observam aqui e ali são ainda muito tímidas em contraposição com a grande necessidade e com o grande potencial desta linguagem que tem uma audiência cativa entre os mais jovens. Nas escolas, alguns professores de língua Portuguesa utilizam quadrinhos para trabalhar diferentes conteúdos e estratégias didáticas. Quando isto acontece, o interesse pelo texto apoiado por imagens da arte seqüencial é comum entre os estudantes de diferentes faixas etárias e culturas.
Devido a uma série de fatores favoráveis ao uso didático das histórias em quadrinhos na sala de aula, notamos uma grande necessidade de integrar esta
linguagem como conteúdo e como método didático nas escolas de nível fundamental.
*Mauro Cesar Bandeira é professor, formado em Artes Plásticas, Habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília.
Essa ideia de trabalhar HQ na sala de aula, integrando os conteúdos curriculares é fantastica.queria só ver qual seria a desculpa para aqueles que dizem que não gosta de ler por que é monotono e não traz atritivos.Pena que para isso se tornar uma realidade vai demorarrrr
Excelente trabalho!!!
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Gostaria de compartilhar com vocês um incrível site que permite a criação e publicação de história em quadrinhos: http://www.toondoo.com
Tenho certeza que será um sucesso na escola!
Parabéns pelo trabalho!
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