“Os X-Men”, de Gedeone Malagola, é lançado pelas Edições Waz

Os X-Men de Gedeone MalagolaEm 1968, o mestre Gedeone Malagola criou uma série de aventuras com os personagens da Marvel Comics; X-Men em sua primeira formação original. Os desenhos eram de Walter Silva Gomes, um desenhista que não deixou outros trabalhos publicados. Foram dez aventuras, com um total de 81 páginas em preto e branco e mais quatro capas coloridas publicadas no “Super-Almanaque os X-Men em Ação!” (um almanaque reprise que reunia várias edições encalhadas com uma nova capa), “Edições GEP” 14, “Surfista Prateado” 01 (que não é assinada por Walter Gomes, mas tem seu estilo e pode ser creditada e é cópia da capa do segundo número da revista americana “Silver Surfer”, desenho original de John Buscema) e Edições GEP 18 (Walter Gomes se baseou em cenas internas para criar a capa, que não tem paralelo nas edições americanas das revistas “Silver Surfer” e “Captain Mar-Vell”). Um trabalho de fôlego que é analisado por Roberto Guedes no artigo inédito em língua portuguesa (publicado originalmente na revista americana, editada por Roy Thomas, “Alter Ego” 3ª série nº 120, em setembro de 2013).

As HQs de Gedeone Malagola e Walter Gomes com o passar dos anos se tornaram lendárias. A coleção “Edições GEP” publicou em suas primeiras edições as aventuras dos X-Men com produção americana e depois títulos diferentes (Capitão Marvel, Surfista Prateado, álbum Divertido de Curiosidades, No Mundo dos Gigantes de Paulo Hamasaki e Diário de Guerra de Rodolfo Zalla e Juarez Odilon) o que desmotivou os colecionadores usuais de material da Marvel, que completaram suas coleções das editoras Ebal, Abril e RGE, mas pouco ligaram para as revistas em preto e branco e em papel jornal da editora GEP. Assim os poucos exemplares da coleção “Edições GEP” (que teve um total de 23 números), que ainda existem, estão na mão de poucos colecionadores e pouco acessíveis.

Reunir todas HQs do X-Men não foi uma tarefa fácil. E sua responsabilidade coube ao pesquisador Worney Almeida de Souza (Edições WAZ). Essa edição de “Arquivos de Gedeone Malagola” é um resgate necessário e histórico, prestando mais uma homenagem ao mestre Gedeone Malagola, um produtivo e inventivo roteirista e desenhista de quadrinhos, que teimou até o final da vida em criar arte nacional quadrinizada.

Gedeone Malagola faleceu em dia 15 de setembro de 2008 deixando uma inestimável produção nacional, sendo o mesmo criador dos heróis Raio Negro, Hydroman e Homem Lua, além de ter realizado vários trabalhos e títulos para várias editoras brasileiras.

Arquivos de Gedeone Malagola” tem formato 16,5 x 26 cm, capa colorida, miolo em p&b, com 96 páginas, lombada canoa, custando R$ 56,00 (incluindo as despesas postais). lembrando que a tiragem é LIMITADA.

Os pedidos devem ser enviados para: produtoraculturalwaz@yahoo.com.br

Sobre o Press Release.

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube? Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil :: Aproveita e curta a Página no Facebook!

Anúncios