Download Gratuito – HQs de humor no Brasil: variações da visão cômica dos quadrinhos brasileiros

10001395_467652380058204_8442026827779130203_nNão faz muito tempo – e isso nós leitores de histórias em quadrinhos sabemos – as HQs eram vistas com certo preconceito pelo meio acadêmico. De modo geral, as “revistinhas” eram consideradas um tipo de produção cultural inferior destinada a um público infanto juvenil alienado. No final do século XX, pesquisadores de diferentes centros de estudos pleitearam por espaços nas universidades pelo que entendiam ser um tipo específico de produção artística que atravessava os diversos sistemas sociais e culturais. Nesse contexto, surgiu em 1999, na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA), o Observatório de Histórias em Quadrinhos. De lá pra cá, não só nos estudos do Observatório da ECA, mas também no interior de muitos programas de pós-graduação em comunicação, observa-se o desenvolvimento de pesquisas que buscam compreender os variados gêneros de histórias em quadrinhos (aventura, terror, humor etc.) em suas relações com a sociedade e produções culturais – como, por exemplo, os quadrinhos na sala de aula; as transposições de histórias em quadrinhos para o cinema e televisão; o uso de elementos das histó- rias em quadrinhos na comunicação mercadológica; o licenciamento de personagens de histórias em quadrinhos em produtos diversos.

Na presente obra, Roberto Elísio dos Santos evidencia as inovações narrativas e estéticas nos quadrinhos de humor brasileiro desde o tempo do império até os dias de hoje. Ao trilhar rotas não muito comuns entre autores, publicações e períodos, Santos nos mostra a riqueza e variedade de estilos cômicos que caracterizam uma identidade genuinamente brasileira.

Mais do que uma simples forma de entretenimento, o humor em quadrinhos desvela certas práticas sociais, culturais e políticas, cobertas pelos mecanismos disciplinares de poder, colocando em relevo as fraquezas e imperfeições dos sujeitos e das sociedades. Ao delinear de maneira crítica os contornos de grupos sociais, o humor em quadrinhos permite compreender as tensões entre os mecanismos de controle e as forças de resistência; entre as normas impostas e a acrasia; entre os comportamentos de submissão e transgressão. Nesse sentido, atuam como um tipo de expressão cultural popular que objetiva, ao satirizar os grupos dominantes, trazer à luz as adversidades que nos cercam.

Essa é um trecho do prefacio do livro HQs de humor no Brasil: variações da visão cômica dos quadrinhos brasileiros, prefacio esse assinado pelo Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso. A obra com 129 páginas debate as HQs de humor, abordando suas principais categorias e gêneros, assim como sua influencia na sociedade. Para baixar clique aqui. (Dica: Clique com tecla direita do mouse e escolha a opção “Salvar como” para baixar diretamente em seu pc).

:: Já Conhece o Canal Zine Brasil no YouTube?
Inscreva-se aqui ->> http://youtube.com/zinebrasil

:: Aproveita e curta a Página no Facebook!

—–

Confira também no Canal Zine Brasil o mais novo vídeo publicado, uma entrevista com o desenhista e ilustrador Thony Silas!

Anúncios