Resenha: Dai Kayrú #4 e #5

Por Michelle Ramos.

 

A revista independente Daí Kayrú, editada pelo quadrinista Adriano Sapão, abre sua quarta edição com a HQ “O Monstro de Rapadura” história do personagem “Super Pacificador”; com roteiro de Rafael Tavares [Projeto Continuum] e desenhos de Sapão. A Hq que é bem divertida, traz uma versão Nordestina do Super Homem; onde o Super pacificador satiriza o herói; com sua personalidade bem peculiar, o personagem mostra que mesmo satirizando ele tem um universo próprio e bem explorado pelos autores.

 

Em seguida temos uma entrevista com o roteirista Gil Mendes, onde o artista fala da criação de Lorde Kramus, seu personagem principal, da mesma forma o roteirista fala de seu método de trabalho e revela suas opiniões sobre os quadrinhos independentes.

 

A segunda HQ da revista é “Ira”, conta com roteiro de Jean Silva e arte de Sapão, traz a história do personagem Chitao, criação de Sapão; nesta HQ é apresentado um dos grandes vilões do Herói, o Mandarin, que também é seu tio; O Mandarin deseja a todo custo os Braceletes do Dragão, usados pelo Chitao; uma herança de família; os mesmos são feitos de fragmentos de meteoros, e teriam o poder de livrar o Mandarin da maldição de viver a eternidade como um velho; a Hq com muita ação cria um suspense com o surgimento de estranho personagem no fim da historia, que ainda continua na próxima edição.

 

 

A edição cinco, que inicia a publicação das capas coloridas da revista, apresenta novo logotipo e leve modificação na diagramação interna. A revista abre a edição com a continuação da Hq “Ira”, trazendo a história “O kusarigama”, que agora tem o roteiro de Daniel Siqueira [Sobrancelha] e Sapão.

 

O Personagem misterioso da edição anterior ganha forma, que apesar de não ser tão surpreendente quanto imaginaríamos; diferente dos outros, consegue pegar os Braceletes do Dragão, porém paga um preço muito alto por essa ousadia, a HQ com clima de suspense ainda tem continuação.

 

O Astro convidado desta edição é o Samuel Bono, quadrinista de São Paulo; na entrevista Bono fala do seu inicio nos quadrinhos independentes e de como surgiu oportunidades para trabalhar em editoras fora do país. Logo após a entrevista, temos uma HQ escrita e ilustrada pelo Edvânio Pontes; “Ela Chegou” é uma HQ que apresenta a personagem “Rubi” que é uma mistura de humano com Sapo; a personagem é “carinhosamente” chamada de “Sapuda” pelos autores. A personagem que não tem sua origem revelada tem a missão de permanecer na Terra [o que dá a noção de ser extraterrestre] e conviver com os humanos. A premissa é interessante.

 

A edição continua com o personagem Super Pacificador, na HQ “A Incrível Fuga” que tem Rafael Tavares [roteiro] e Sapão [arte]; Mostra o herói tentando impedir a fuga do Dr. Oval [pense numa careca a moda Lex Lutor], porém o nosso herói é surpreendido pelo amor de uma mãe. Uma bela sátira.

 

As publicações ainda trazem ilustrações e ficha de personagens; contando com curiosidades sobre os quadrinhos e seção de cartas. Além disso, ainda existe espaço para divulgação de zines e revistas [edição cinco].

 

 

O Zine Daí Kayrú tem evoluído em cada edição [já esta na edição seis] logo estarei publicando a resenha da edição seis aqui no Zine Brasil. Fique de olho!

 

Adquira essa e outras edições pelo e-mail sapaoarte@gmail.com ou sapaoart@hotmail.com

Preço: R$: 2,00 cada

 

Mais informações

http://artedosapao.wordpress.com/